LTSP no Ubuntu 8.04

LTSP

No Ubuntu 8.04, o Servidor LTSP é muito simples e facil de configurar com poucos comandos ou na instalação do SO, através de um CD alternate, em poucos instantes temos tudo funcionando.

A tecnologia LTSP (Linux Terminal Server Project) é utilizada para ambientes de rede com terminais ou estações sem disco, que podem dar boot através da interface de rede diretamente, ou com o auxílio de um disquete, cdrom ou pendrive, os quais devem conter uma imagem para iniciar sua interface de rede e rodar um cliente DHCP com suporte ao protocolo PXE. Basicamente um servidor LTSP precisa do DHCP Server, TFTP Server, NFS Server e o XDMCP. É uma infra-estrutura servidor/cliente, os terminais na verdade depois de iniciar pela rede vão carregar o ambiente gráfico do servidor.

Os Terminais leves, ou Thin Clients são uma versão mais "chick" dos antigos terminais burros, embora a função continue basicamente a mesma ou seja, apenas exibir na tela a interface de aplicativos executados num servidor central e enviar de volta os clicks do mouse e teclas digitadas no teclado.

A grande vantagem de usar terminais leves ao invés de desktops tradicionais é que a todos os programas, arquivos e configurações ficam armazenados num servidor central, o que significa um único local para fazer backup e solucionar problemas.

Dependendo da estrutura usada, o desempenho também pode ser melhor, pois é possível ter um servidor com vários processadores e muita memória, ou mesmo um cluster formado por vários servidores rodando em paralelo. É como ter um único servidor Web, muito rápido compartilhado por vários sites, ao invés de vários servidores menores. Como geralmente um site é acessado de cada vez, na maioria do tempo ele acaba dispondo da capacidade total do servidor.

Utilizar uma rede baseada em terminais leves também tem suas desvantagens. A primeiro é o fato de passar a existir um único ponto de falha (o servidor ou o hub/switch que interliga os pontos da rede) que pode derrubar a rede inteira caso falhe. Além disso, é preciso investir numa boa estrutura de rede, que seja rápida e confiável, já que qualquer falha na rede pode deixar alguns terminais inoperantes. Outro ponto a considerar é que algumas soluções proprietárias podem ser mais caras que o mesmo número de desktops e ao implantar você mesmo uma solução baseada em Linux ou no Windows Terminal Server, passa a ser necessário uma certa dose de conhecimento.

Bom, mas para quem precisa de um laboratório prático, como uma Lan House ou uma escola por exemplo, esse sistema torna tudo muito barato, já que se pode reutilizar máquinas que hoje são obsoletas com processador muito lento e quase nenhuma memória, pois o processamento de tudo é feito pelo servidor

Para operações simples que não exijm a exclusividade do processamento como o rederizar de um vídeo , por exemplo, se pode ter uma máquina simples como um Pentium 4 de 1 Gb de memória ram, essa é a configuração que utilizo na TV OVO em Santa Maria/RS no Ponto de Cultura Espelho da Comunidade, e funciona muito bem com até 7 máquinas, mas essa configuração chega a aceitar até 30 terminais leves.

Para a Instalação no Ubuntu 8.04

Rode no terminal os comando:

$ sudo aptitude install openssh-server ltsp-server-standalone

Esse comando vai instalar todo o sistema LTSP no Ubuntu, e o melhor disso é que diferente das outras distribuições já fica tudo configurado, até a montagem dos dispositivos móveis dos terminais, só é nescessário ajustar as configurações do servido DHCP, que veremos logo abaixo.


Ajustando dhcp3server

O servidor DHCP é responssável por atribuir, aos terminais, um endereço IP na rede para que não exista conflitos e a rede funcione normalmente para as outras máquinas que eventualmente estejam ligadas a mesma rede mas rodando um SO (Sistema Operacional) próprio.

Depois de instalar os pacotes precisa ajustar o arquivo de configurações do servidor DHCP, para isso rode no terminal o comando:

$ sudo gedit /etc/ltsp/dhcpd.conf

Observe que estamos configurando a arquivo dentro do sistema LTSP.

O arquivo original apresenta a seguinte configuração:


Após fazer as alterações baseadas na faixa de IP do servidor Salve e feche o arquivo.

Então é só iniciar o Servidor dhcp3-server.


Iniciando dhcp3server

No terminal rode o seguinte comando para iniciar o servidor DHCP.

$ sudo /etc/init.d/dhcp3-server start

Se estiver tudo certo com a configuração do dhcp essa deve ser a resposta no terminal:

Caso a resposta tenha sido de falha, abra novamente o arquivo /etc/ltsp/dhcpd.conf refassa as configurações.

Com tudo certo podemos passar para o próximo passo:


Criando ambiente chroot para terminais

O que é um chroot?

O ambiente chroot do ltsp é como se fosse um segundo sistema dentro do seu sistema, nele são instalados o ambiente mínimo, x-window-system, ltspfsd, pulseaudio, pacotes essenciais para o boot dos terminais, eles irão carregar esse ambiente mínimo, isso será feito a partir da imagem de boot oferecida pelo TFTPD-HPA, por isso precisa ser leve e enxuto. O chroot é montado basicamente no diretório /opt/ltsp.

No terminal rode o comando:

$ sudo ltsp-build-client


Esse processo é um pouco demorado dependendo da sua máquina pode levar até uns 20 minutos.

A menssagem final deve igual a da imagem abaixo:


Caso dê algum erro remova o diretório /opt/ltsp e rode novamente o comando até que obtenha sucesso.

para remover o diretório use:

$ sudo rm -rf /opt/ltsp

e para criar novamente o ambiente chroot use:
$ sudo ltsp-build-client

Pronto esse processo instalou e configurou o servidor LTSP agora é só dar o boot de um terminal.

Lembrando que é preciso ter uma rede funcionando para que tudo dê certo.


Fontes:

Guia do Hardware
Guto Carvalho